O começo de um novo ano é marcado, principalmente, pelas novas metas traçadas, sejam elas no ramo profissional ou pessoal. Nas áreas de vendas e marketing não poderia ser diferente.
A integração das duas áreas é uma tendência e traz resultados muito positivos, principalmente quando pensamos no alinhamento de linguagem entre as campanhas de marketing e o atendimento da área comercial.
Ademais, desenvolver um plano conjunto para vendas e marketing também estabelece ações mais elaboradas e determina prioridades para os times, direcionadas para o crescimento da empresa para o curto, médio e longo prazo.
Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a integrar em um único planejamento as duas áreas fundamentais para todos os tipos de empresas e negócios.
Criando um planejamento integrado para vendas e marketing
Algumas empresas costumam iniciar a estruturação das estratégias para o novo ano cerca de dois meses antes, visando começar a colocá-lo em prática logo nos primeiros dias de janeiro.
Assim como dito anteriormente, este plano tem como objetivo dar suporte ao crescimento da empresa. Para que isso aconteça da melhor forma possível, é essencial definir também os objetivos do ano, a meta de desenvolvimento e os recursos necessários para que isso aconteça.
Dessa forma, um bom plano de marketing e vendas pode ser estruturado seguindo as etapas abaixo:
1. Realizar um diagnóstico quantitativo e qualitativo da operação
Analise o desempenho da sua empresa. Escolha um tempo mínimo, entre 3 e 6 meses, e observe os dados, o desempenho obtido neste período e quais são os gargalos.
Assim, você saberá o que vem trazendo bons resultados e o que precisa ser aperfeiçoado.
2. Definir as metas, o investimento e o número de pessoas que vão integrar as equipes
Algumas perguntas podem determinar as metas para o novo ano da sua empresa:
- Onde você deseja chegar?
- De que forma os gargalos identificados no diagnóstico podem ser resolvidos?
Ao definir os objetivos da sua organização de acordo com os empecilhos que precisam ser trabalhados, ela passará a trabalhar de maneira segura às expectativas de crescimento.
3. Criar um plano de ação de acordo com as metas previamente estabelecidas e pensar em quais ações ajudarão no crescimento estipulado para a empresa
O plano de ação estabelece quais procedimentos a organização colocará em prática ao longo do ano.
Para que seja considerado eficiente, também é preciso elaborá-lo respondendo às seguintes perguntas:
- O que será feito?
- Quando será feito?
- Quem será o responsável?
- Quanto irá custar?
Além disso, é muito importante que o responsável pela área financeira tenha clareza dos investimentos necessários para garantir os resultados esperados no plano de ação.
Por outro lado, para que ele alcance sucesso, é importante que a organização defina metas claras e atingíveis para ele. Os departamentos de marketing e vendas possuem processos diferentes, por isso os objetivos devem ser estipulados considerando as particularidades de cada área.
4. Colocar em prática, tendo em mente a necessidade de repensar as estratégias quando necessário
No começo do artigo, falamos sobre como dificilmente os planejamentos estipulados pela sua empresa serão seguidos 100%. Em alguns momentos, será preciso recalcular a rota para se adaptar às dificuldades que podem vir a surgir.
Foque em colocar as metas em prática, mas não se esqueça que imprevistos são mais comuns do que o esperado.
Por que um planejamento conjunto de marketing e vendas é importante?
Você deve estar se perguntando de que maneira um plano de ação conjunto de ambas as áreas vai impactar na evolução da empresa.
A verdade é que a integração de Vendas e Marketing diminui os gargalos que antes influenciavam a produtividade e o bom desempenho dos times.
Logo, um plano elaborado em conjunto para ambas é a base para que o processo de evolução da empresa seja previsível e escalável.
O time de marketing pode auxiliar a equipe de vendas a atrair um público que tenha o perfil e a dor que a empresa resolve, ao mesmo tempo que estabelece um relacionamento entre marca e cliente durante a jornada de compra.
Assim, com leads mais específicos no funil de vendas, a taxa de conversão se tornará mais positiva e haverá maior fidelização de consumidores, uma vez que o time poderá personalizar suas interações e atuar com mais previsibilidade.
Por fim, você já sabia que um planejamento integrado para essas duas áreas é possível? Caso não, agora sabe como colocá-lo em prática ainda em 2023.
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