A revolução tecnológica e a importância do upskilling e reskilling no desenvolvimento dos profissionais

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Você já sabe que a revolução digital e o avanço da Inteligência Artificial tem transformado a forma como muitas áreas funcionam, inclusive o ambiente corporativo. Neste contexto, as organizações têm passado por diversas mudanças e buscam, cada vez mais, investir em inovação.

Da mesma forma, profissões especializadas nesses assuntos também vêm surgindo em grande escala, mas o mercado de trabalho não tem dado conta de satisfazer esse ritmo.

Assim, a solução encontrada por muitas empresas foi o upskilling e o reskilling. Ou seja, oferecer aos colaboradores treinamentos para otimizar o desempenho ou reajustá-los em um novo posto de trabalho.

Continue a leitura para entender melhor estes conceitos.

O que é upskilling e reskilling?

Assim como dito anteriormente, o objetivo de ambos os conceitos é agregar novos conhecimentos aos colaboradores para suprir as necessidades de uma determinada empresa.

A diferença é que, enquanto o upskilling visa ensinar a um profissional novas competências para otimizar seu desempenho, o reskilling procura treinar um funcionário para realocá-lo em um novo cargo na organização.

Além disso, as principais vantagens desses dois tipos de formação são:

  • A redução nos processos de seleção e, consequentemente, nos períodos de adaptação de novos funcionários;
  • Geram fidelidade com o colaborador e retém o talento, porque eles entendem que, com esses treinamentos, a empresa está investindo neles;
  • Melhoram a reputação corporativa;
  • Tornam a organização mais competitiva e combatem a exclusão digital no âmbito da mesma;
  • Promovem uma cultura de empresa dinâmica adaptada a um ambiente em constante evolução;
  • Contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, principalmente quando se trata de trabalho digno, crescimento econômico, indústria, inovação, infraestrutura e redução das desigualdades.

Como implementar esses treinamentos na sua empresa?

Não existe um método fixo para colocar o upskilling e reskilling em prática, mas seguir alguns passos pode fazer a diferença para que eles sejam bem sucedidos. São eles:

1 – Entender quais são as necessidades do negócio e quais cargos e habilidades são fundamentais para supri-las.

2 – Avaliar as habilidades do quadro de colaboradores, para determinar quem precisa de upskilling e quem precisa de reskilling.

3 – Desenvolver um sistema de formação com diferentes perfis, facilitando o treinamento por meio de ferramentas digitais e horários favoráveis, preferivelmente durante o turno de trabalho.

4 – Fazer uma avaliação contínua dos profissionais, para analisar como eles têm respondido aos treinamentos e progredido nos conhecimentos.

5 tecnologias e perfis de profissionais que as empresas estão incluindo em seus modelos de negócio atualmente

BIG DATA

Desenvolvedor de software, Administrador de bases de dados e Engenheiro de sistemas computacionais;

INTERNET DAS COISAS

Desenvolvedor de software, Engenheiro de sistemas computacionais e Gestor de marketing;

MERCADOS APP E WEB

Gestor de marketing, Analista de mercados e Representante de vendas;

MACHINE LEARNING

Desenvolvedor de software, Pesquisador em computação e Pesquisador médico;

CLOUD COMPUTING

Desenvolvedor de software, Engenheiro de sistemas computacionais e Administrador de bases de dados.

Além disso, segundo o relatório Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 do World Economic Forum em 2019, as soft skills mais procuradas pelas organizações hoje são: criatividade, conhecimento em IA e Big Data, liderança, flexibilidade, agilidade, pensamento crítico e inovador.

Como utilizar o Upskilling e Reskilling para manter sua empresa relevante no mercado

Bruno Rabin, Co-founder & COO da SkillCert.io, esteve presente na 28ª edição do Raise The Bar para compartilhar insights valiosos sobre como utilizar o upskilling para se tornar um profissional mais completo e preparado para enfrentar os desafios do mundo corporativo.

Confira o episódio na íntegra:

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