Dados de 2021 do IBGE apontam que, no Brasil, a expectativa de vida é de 80,5 anos para mulheres e 73,6 para homens. Em 10 anos, a população brasileira ganhou 2,4 anos de vida a mais. Surge, então, um novo público a ser conquistado: a Geração Prateada.
Além disso, a Organização das Nações Unidas prevê que, em uma década, o país terá a quinta maior população idosa do mundo. Tais mudanças refletem na percepção da sociedade a respeito do envelhecimento, que hoje não é visto mais como algo limitante, e sim como uma oportunidade para colecionar novas aventuras.
Dessa forma, neste artigo você entenderá o que é a Geração Prateada e como o mercado deve estar preparado para atender este público.
Boa leitura!
O que é a Geração Prateada?
A geração prateada é marcada por pessoas com mais de 60 anos com um poder aquisitivo notável, capacidade de tomar decisões assertivas e padrões de exigência elevados. Elas não estão dispostas a abrir mão da qualidade de vida, e desejam apenas o melhor do que as experiências têm a oferecer.
O desejo de aprender, empreender, estar no mercado de trabalho, praticar esportes e viajar ao redor do mundo se faz cada vez mais presente entre essa geração. Por isso, também se preocupam com a saúde e em manter a mente ativa, para conseguir aproveitar cada momento plenamente.
Como resultado, esses comportamentos nos mostram que a visão acerca da cultura do envelhecimento está mudando, e os números nos ajudam a comprovar isso. Confira o trecho de uma matéria publicada pela Exame sobre o assunto:
“Os números falam por si: o mercado prateado já movimenta R$ 1,6 trilhão de reais por ano, de acordo com o Sebrae-SP. A riqueza do Brasil está nas mãos de pessoas com mais de 55 anos, e a renda média pessoal da população 60+ é 57% maior que a média da população geral.”
O mercado precisa estar preparado para a Geração Prateada
Diante de toda a movimentação que a Geração Prateada vem fazendo para se cuidar e se colocar cada vez mais participativo na sociedade, é preciso que o mercado analise essas transformações e se prepare para atendê-las.
Independentemente da área, direcionar atenção para a geração prateada torna-se crucial, priorizando o conforto dos mesmos e a qualidade dos serviços que você vende.
Além disso, é importante enfatizar que eles estão sendo vistos como modelos para as novas gerações. Afinal, eles inspiram os mais jovens a se preocuparem com a saúde e a longevidade.
Ainda, a Geração Prateada exerce uma influência significativa e detém o poder financeiro necessário para impactar o mercado e a sociedade de maneira abrangente. Dessa forma, para garantir o sucesso do seu negócio a longo prazo, esteja especialmente atento a esse público, e examine minuciosamente as preferências desses consumidores.
Adaptações necessárias para atender a geração prateada
1. Produtos e serviços adaptados
Empresas devem desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades específicas da Geração Prateada. Isso inclui desde embalagens de fácil manuseio até tecnologias que facilitem o uso diário.
2. Comunicação acessível
A comunicação deve ser clara e acessível, considerando as possíveis limitações visuais e auditivas. Utilizar fontes maiores e linguagem simplificada pode fazer uma grande diferença.
3. Atendimento personalizado
Oferecer um atendimento personalizado e humanizado é essencial. A Geração Prateada valoriza o relacionamento e a confiança com as marcas que consomem.
4. Infraestrutura acessível
Garantir que os ambientes físicos sejam acessíveis, com rampas, corrimãos e assentos confortáveis, é fundamental para atrair e manter esse público.
O etarismo no mercado de trabalho
Recentemente, publicamos um conteúdo falando sobre como o filme “Um Senhor Estagiário” já discutia a presença de profissionais seniores no mercado de trabalho antes mesmo que este assunto ganhasse mais notoriedade.
Ainda que a população +60 esteja mais ativa, é fato que o etarismo ainda se faz muito presente no mundo corporativo. Aqueles que querem continuar exercendo suas habilidades técnicas, muitas vezes, não conseguem boas oportunidades e são discriminados por conta da idade. Isso acontece mesmo que suas experiências tenham muito a acrescentar para uma empresa.
Dessa forma, para garantir que a Geração Prateada consiga se manter presente no mercado de trabalho e que as organizações criem ambientes acolhedores, é fundamental investir em políticas de inclusão.
Para saber mais sobre tais políticas e como implementá-las, confira o conteúdo na íntegra.
Conclusão
A Geração Prateada está cada vez mais ativa, influente e com poder de compra significativo. Para as empresas, entender e atender as necessidades desse público não é apenas uma questão de oportunidade de mercado, mas uma necessidade estratégica para garantir crescimento sustentável e inclusão.
Dessa forma, adaptar produtos, serviços e estratégias de marketing para a Geração Prateada é um passo essencial para o sucesso a longo prazo.
Do mesmo modo, é imprescindível que as empresas se preparem adequadamente para atender esse público em crescimento, garantindo que suas necessidades sejam plenamente atendidas e que possam desfrutar de uma vida ativa e satisfatória.