Você sabia que, atualmente, é possível vender produtos sem estoque? Essa prática, conhecida como dropshipping, embora possa parecer inicialmente ilógica, representa uma significativa evolução no comércio varejista, impulsionada pelo surgimento da internet.
Neste artigo, você entenderá como este modelo de negócio surgiu e como ele é aplicado nos marketplaces.
O que é Dropshipping
Se nos últimos dez anos você esteve em qualquer parte do mundo com acesso a algum meio de comunicação, é altamente provável que esteja familiarizado com este mercado.
Marketplaces, ou mercados online, são plataformas digitais que conectam compradores e vendedores, permitindo que eles realizem transações comerciais. Estes sistemas facilitam a compra e venda de produtos e serviços de diferentes fornecedores em um único local.
Apesar de o modelo tradicional de varejo ser amplamente reconhecido, é no cenário virtual que se destacam oportunidades significativas, como a capacidade de iniciar um empreendimento online com investimentos mínimos. Isso significa que, com o avanço do e-commerce, tornou-se completamente viável ganhar dinheiro vendendo produtos sem a necessidade de manter um estoque.
Além disso, ainda que este conceito seja revolucionário, a ideia surgiu na década de 1950, com Richard Warren Sears, empresário americano responsável por fundar a loja de departamentos Sears.
Naquela época, ele foi pioneiro na estratégia de firmar parcerias com armazéns previamente abastecidos, comercializar itens por meio de catálogos e enviar os produtos diretamente do local mais próximo e conveniente para seus clientes. Isso marcava o início do dropshipping, conhecido no Brasil como venda sem estoque.
A venda sem estoque nas plataformas online
Em entrevista ao G1, Bigodinho, comerciante na Baixada Santista que atua na área de vendas há quase 3 décadas, explica como esta prática funciona. Ele afirma que com o passar dos anos, o modelo de dropshipping passou por transformações significativas. Inicialmente surgindo com o fulfillment direto, o formato evoluiu com o crescimento do comércio eletrônico, integrando-se a plataformas inovadoras e mercados online.
Ainda, o influenciador e especialista em vendas sem estoque diz que os avanços tecnológicos, a automação e o foco na experiência do cliente transformaram fundamentalmente as práticas deste modelo de negócio.
Em constante progresso, a venda sem estoque se destaca por sua habilidade em se adaptar às demandas dinâmicas do mercado e dos empreendedores, que não podem se dar ao luxo de cometer erros ao iniciar um novo empreendimento.
Em 2011, Bigodinho viu nesta estrutura de negócio uma oportunidade para começar a empreender. Então, mapeou todo o processo necessário para começar a vender online sem estoque, tanto nas plataformas online quanto em outros canais de venda. Ele gravou todo este processo e o dividiu por módulos, transformando-o em um curso com aulas detalhadas e com linguagem acessível.
Com tudo organizado, estabeleceu parcerias com fornecedores e inaugurou um centro de distribuição na região da Grande São Paulo, dando início à sua jornada no mundo do empreendedorismo.
Atualmente, cerca de 33% das lojas online no mundo atuam por meio de dropshipping, de acordo com o Portal Ecommerce Brasil. Outros dados divulgados pelo site também projetam que este modelo de negócio alcançará uma avaliação de mercado de aproximadamente US$ 591,77 bilhões até 2027, com um crescimento médio anual de 28,8% até 2025.
Ademais, considerando que 86% dos brasileiros têm como prioridade as compras feitas pela internet, fica evidente, portanto, o potencial de expansão contínua desse modelo de negócio no Brasil.