Como o recrutamento inteligente pode livrar as suas contratações do Efeito Halo Como o recrutamento inteligente pode livrar as suas contratações do Efeito Halo

Como o recrutamento inteligente evitar o Efeito Halo

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Você certamente já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, mas sabia que esta característica essencialmente humana se tornou base para o surgimento de uma teoria? Neste artigo, falaremos sobre o Efeito Halo e como evitar que ele impacte no recrutamento e seleção da sua empresa.

O que é Efeito Halo?

O conceito de Efeito Halo foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Edward Thorndike, com o objetivo principal de registrar a capacidade do cérebro humano de avaliar, analisar, tirar conclusões e definir uma pessoa com base em apenas uma característica.

Desenvolvida durante a Primeira Guerra Mundial, essa teoria diz muito sobre o primeiro contato visual, no qual você percebe a pessoa com base em um elemento, como seu estilo de vestir, aparência e postura. Isso leva à formação de um estereótipo, a partir do qual você amplia sua avaliação para aspectos específicos.

Dessa forma, o Efeito Halo tem como principais características:

  • Formar conclusões precipitadas sobre as habilidades de outras pessoas;
  • Analisar uma única característica e generalizar toda uma habilidade;
  • Utilizar a mente para vincular um indivíduo a um estereótipo universal.

Por outro lado, é preciso analisar que o “pré-julgamento” pode prejudicar relações e procedimentos, pois não oferecemos às pessoas a chance de demonstrarem verdadeiramente quem são.

O Efeito Halo no Recrutamento e Seleção

Os processos seletivos são propensos à influência de tendências, especialmente diante de ideias estereotipadas sobre a empresa e os tipos de candidatos que ela supostamente necessita. Pode acontecer de o candidato A apresentar características mais atrativas do que o candidato B, que possui um perfil diferente.

Ocorre que, mesmo sendo o candidato B mais adequado para a vaga, o julgamento, a análise e as conclusões baseadas apenas em um conjunto de características levam a colocar o candidato A no lugar dele. Isso ilustra o Efeito Halo em uma aplicação prática e demonstra como pode ser prejudicial para a formação da equipe.

Além disso, nas entrevistas de emprego, o Efeito Halo refere-se à influência causada pela simpatia (ou falta dela) que o avaliador tem em relação à pessoa sendo avaliada. Quando o entrevistador cria uma primeira impressão sobre o candidato, passa a buscar características que confirmem esta visão, seja ela boa ou ruim. Isso colabora para que ele seja mais amigável com alguns e mais antipático com outros durante o processo.

Ainda, o Efeito Halo nos faz pensar, muitas vezes, que quando uma pessoa nos impressiona em uma área, ela é boa em várias outras coisas.

No ponto de vista do candidato, a dinâmica é semelhante: ao ser abordado, se ele se identifica positivamente com o recrutador nos primeiros momentos, tende a focar apenas em informações que confirmem suas próprias inclinações e conclusões preexistentes. Isso leva à negligência de outros aspectos que deveriam ser considerados com atenção em relação à vaga naquela empresa.

O recrutamento inteligente pode livrar as suas contratações do Efeito Halo

Todos estamos propensos a algum tipo de viés, seja atuando como recrutadores ou como candidatos. Por isso, o ideal é trabalhar ativamente para minimizar esse efeito na medida do possível, e é aqui que entram as plataformas inteligentes de recrutamento e seleção.

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