Já parou para pensar que as experiências que você teve ao longo da vida te ajudaram a formar opiniões sobre inúmeros assuntos? Traduzido como “experiência do funcionário”, o employee experience aborda essa questão na vivência dos profissionais em uma empresa.
Atualmente, a trajetória dos colaboradores em uma organização vai muito além do salário e dos benefícios ofertados. Com as atuais mudanças no mercado de trabalho, eles também passaram a priorizar o bem-estar físico e psicológico.
Neste artigo, você vai descobrir o que é employee experience e porque ele é importante tanto para uma gestão de pessoas eficiente quanto para os resultados alcançados pela empresa.
Employee Experience na prática
Também conhecido como “EX”, esse conceito está diretamente ligado ao clima organizacional de uma corporação. Ou seja, os valores praticados no dia a dia precisam ter como foco o crescimento e a satisfação dos funcionários.
Isso também significa que a empresa precisa entender como o colaborador está se sentindo em cada etapa da sua jornada profissional, desde o processo seletivo, até o desligamento.
Para que isso seja feito de forma eficiente, existem três tópicos que precisam ser levados em consideração:
Ambiente físico
A organização deve se preocupar em oferecer uma boa infraestrutura de trabalho, priorizando o conforto e a segurança dos seus funcionários.
Ambiente tecnológico
Oferecer treinamentos e outras ferramentas para otimizar a rotina do colaborador também é extremamente importante, tanto para a sua qualificação profissional quanto para o engajamento dos times.
Ambiente cultural
A liderança deve influenciar positivamente a maneira de pensar e agir das equipes. Por isso, precisa estar alinhada ao clima organizacional.
Por que implementar o Employee Experience?
Uma vez que a instituição investe em oferecer uma boa experiência ao seu quadro de funcionários, ela se torna mais competitiva no mercado, além de impulsionar os resultados dos seus times e fidelizar os colaboradores.
Por outro lado, o EX também é fundamental para fortalecer a cultura organizacional, melhorar a comunicação interna, diminuir os erros e reduzir a rotatividade da empresa.
Confira outras vantagens:
1. Maior produtividade
Profissionais valorizados por suas organizações tornam-se mais engajados e se sentem estimulados a entregar resultados com excelência.
2. Maior qualidade de vida
Uma vez que o colaborador trabalha em um ambiente com condições físicas e psicológicas favoráveis, ele se torna menos estressado e está propenso a se empenhar mais para cumprir as demandas.
3. Maior retenção de talentos
Assim como dito anteriormente, a empresa precisa se preocupar com a vivência do funcionário desde o processo seletivo.
Quando o EX é implementado já nos primeiros contatos do profissional com a organização, mais talentos são atraídos e se interessam em ser contratados.
4. Maior satisfação dos clientes
O resultado do aumento da produtividade, da qualidade de vida e da excelência de entrega dos colaboradores não poderia ser outro.
Todo esse investimento nas equipes da sua empresa também influencia positivamente na experiência do consumidor.
É possível implementar o Employee Experience no modelo home office?
Uma das maiores discussões a respeito do trabalho home office é como ele impacta na sensação de pertencimento dos funcionários. Em casos como este, o Employee Experience é uma ótima estratégia a ser desenvolvida na sua empresa.
Confira a seguir algumas dicas eficientes para aprimorar a experiência dos seus colaboradores no modelo home office:
1. Promova integrações
Momentos de descontração entre as equipes são fundamentais para diminuir a ansiedade ao integrar um novo emprego.
Na The Foursales Company, integrações quinzenais são feitas com todo o time, para aproximar os funcionários e promover um momento de lazer.
Quando um novo membro entra para a empresa, ele é apresentado nesta reunião e responde algumas perguntas descontraídas elaboradas pelo time Gente e Cultura.
2. Invista no diálogo
A comunicação é extremamente importante em qualquer área da vida e, no ambiente corporativo, não poderia ser diferente.
Manter um diálogo transparente com a sua equipe é essencial, especialmente trabalhando de forma remota. Assim, é possível reconhecer os pontos de melhoria e os gargalos no desenvolvimento de um projeto.
Por isso, trabalhe para que os seus colaboradores se sintam confortáveis em dar opiniões sinceras sobre o andamento das demandas, sem que sejam prejudicados por isso.
3. Dê Feedbacks
Este é um dos tópicos mais importantes. Um bom gestor precisa reconhecer quando seus liderados fazem um bom trabalho e motivá-los através de reforços positivos.
Por outro lado, os pontos de melhoria devem ser apontados de maneira particular, longe da presença de outros colegas. Isso fará com que ele entenda o que precisa mudar sem que seja criada uma sensação de constrangimento.
4. Adote a flexibilidade
A flexibilidade é uma das premissas do trabalho remoto. Ou seja, adotando um horário flexível, os colaboradores realizam suas funções no momento em que são mais produtivos e geram resultados com mais qualidade.
Portanto, a empresa não deve aumentar as demandas dos times só porque estão trabalhando no modelo home office. Incentive entregas realizadas com excelência, com foco em qualidade.
5. Faça reuniões periodicamente
Assim como no trabalho presencial, no modelo remoto todas as metas precisam estar bem alinhadas entre as equipes, apesar da distância geográfica.
Por isso, faça reuniões constantemente com os colaboradores, a fim de corrigir o que for preciso, dar atualizações sobre o andamento dos projetos e trocar outras informações necessárias.
O Employee Experience é uma tendência que pode agregar muito na atuação do time de Recursos Humanos da sua empresa.
Se você ainda não conhecia essa estratégia, ainda dá tempo de implementá-la em 2023 e otimizar os resultados da sua corporação!
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