Inbound Recruiting: a tendência que transforma as suas contratações Inbound Recruiting: a tendência que transforma as suas contratações

Inbound Recruiting: a tendência que transforma as suas contratações

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Você certamente já se perguntou quais são as melhores estratégias para contratar talentos para a sua empresa. Sabia que existem alternativas que levam o candidato até você, sem que você tenha que ir até ele primeiro? Essa é a proposta do Inbound Recruiting.

Assim como no Inbound Marketing, a ideia é que o seu negócio tenha um plano de comunicação muito bem estruturado para atrair e fidelizar o público que você quer atingir

Neste artigo, você entenderá como isso pode ser colocado em prática na área de recrutamento.

Aproveite a leitura! 

Como funciona a trajetória do cliente no Inbound Recruiting?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o objetivo principal do Inbound Recruiting é fazer com que profissionais se interessem pela sua empresa enquanto marca empregadora.

Isso significa que a sua companhia precisa ser apresentada ao público-alvo de forma a convencê-los a querer se juntar ao time, antes mesmo de terem vagas disponíveis. Assim, o plano de comunicação precisa ser pensado de acordo com a Jornada do Candidato.

Este conceito é bastante semelhante ao Funil de Vendas utilizado no marketing e tem como principais etapas:

1. Aprendizado e descoberta

Este é o primeiro contato do cliente com a sua marca. Por isso, sua função é apresentar a empresa, seu papel no mercado, missão e valores. 

Invista em um site que contenha todas essas informações, que fale sobre o desenvolvimento de carreiras na corporação, as oportunidades e os benefícios.

Além disso, também leve esses conteúdos para as redes sociais, de forma a gerar identificação com o público-alvo. Não fale somente sobre a história da empresa, mas dê dicas de carreiras e de que forma esses talentos podem se juntar ao seu time.

2. Reconhecimento da marca

Após o primeiro contato da pessoa com a sua marca, ela vai buscar aprofundar este conhecimento para saber se, de fato, está interessada em trabalhar com você ou não. 

Por isso, ofereça descontos para atividades ou cursos realizados pela sua organização, produza conteúdos segmentados por cargos que sejam do interesse do público-alvo e compartilhe depoimentos de funcionários falando sobre a empresa.

3. Consideração da marca

Se o seu público-alvo ultrapassou as duas primeiras etapas, agora você tem potenciais candidatos para trabalhar na sua empresa. Para que isso aconteça, você ainda precisa investir em alguns pontos:

  • Continuar a produzir cases de sucesso sobre pessoas que trabalham ou já trabalharam na sua empresa;
  • Produzir vídeos institucionais para o YouTube;
  • Permitir que eles ativem alertas de emprego.

4. Aplicação

A partir deste ponto, tudo envolve o que acontece com um candidato desde a aplicação em uma vaga até a contratação. Por isso, você possui um controle maior da maneira como eles percebem sua empresa enquanto marca empregadora.

Assim, é importante que você invista para que a experiência das pessoas no formulário de aplicação, no primeiro contato com a corporação e nos feedbacks seja a melhor possível.

5. Contratação

Da mesma forma como na aplicação, nesta etapa também é fundamental que os candidatos tenham uma boa impressão da empresa, sendo eles contratados ou não. Pois, é nessa fase que você tem a maior probabilidade de gerar promotores e detratores da marca empregadora.

Reflita: o que sua empresa pode fazer para ter domínio sobre a maneira como as pessoas interagem com ela?

Estas etapas também podem ser reconhecidas como o Funil de Candidatos. Mas, quais são os benefícios de se investir em uma boa Jornada do Candidato?

As vantagens de um bom Funil de Candidatos

  • Taxa de conversão previsível: Ao observar o comportamento do seu funil, você consegue calcular quantas pessoas precisa ter no topo do funil para obter o número de aplicações necessárias para cada vaga;
  • Forecast de novos talentos: Ao calcular os resultados das ações de Inbound, você identifica quantos novos aplicantes terá em um determinado período de tempo;
  • Otimização de recursos: investir em um fluxo de candidatos orgânicos já engajados com a sua empresa agiliza o tempo de recrutamento e contratação;
  • Escalabilidade do processo: ao produzir materiais ricos e promover ações de atração, você garante um fluxo maior de pessoas entrando no seu pipeline;
  • Geração de valor a longo prazo: investir em Inbound Recruiting gera mais valor para a sua empresa e amplia o alcance de pessoas que podem se tornar formadoras de opinião da sua marca.

Como criar uma estratégia de Inbound Recruiting?

Construa uma persona

Uma persona é a representação fictícia do seu público-alvo, ou seja, do candidato ideal. 

Quando você define qual nicho de pessoas quer alcançar, seu conteúdo se tornará mais direcionado e a sua mensagem mais assertiva. Assim, as chances de engajamento são muito maiores. 

Para desenvolver uma persona, converse com os colaboradores da sua empresa e com os candidatos do seu banco de dados. Você pode fazer as seguintes perguntas: 

  • Idade;
  • Cargo;
  • Formação;
  • Experiência;
  • Hobbies;
  • Objetivos de vida;
  • Como eles procuram emprego;
  • Onde buscam por informações a respeito de vagas e empresas;
  • Quais tecnologias utilizam ao procurar emprego;
  • O que os motiva a mudar de emprego;
  • Que aspectos da cultura organizacional os motiva;
  • Quais seus maiores desafios ao buscar por emprego;
  • Critérios que utiliza ao decidir mudar de emprego.

A partir dessas informações, você vai conseguir reunir os pontos mais importantes e o que essas pessoas têm em comum para compor a sua persona.

Mapear os pontos de contato

Os times de recrutamento costumam identificar quais são as fontes por onde os talentos chegaram até a empresa.

Atualmente, as pessoas têm interagido com estes recrutadores através de diferentes meios, e a busca por essas informações precisou ser aprimorada. Uma sugestão é incluir nas entrevistas uma pergunta como: Já conhecia a nossa empresa antes de se aplicar? Se sim, como nos conheceu e o que sabe de nós?”

Através desses dados, você conseguirá entender qual é o plano de comunicação mais eficiente para atrair profissionais mais qualificados.

Criar um plano de comunicação

Após identificar sua persona e os principais pontos de contato dos candidatos, é hora de desenvolver o plano de comunicação. 

Nesta etapa, reúna o time de marketing para entender qual é a mensagem que o seu conteúdo precisa transmitir e os melhores canais para atingir o público-alvo.

Dessa forma, sua mensagem será muito mais assertiva e gerará um interesse muito maior nos possíveis candidatos.

No Salesjobs, criamos uma metodologia chamada Growth Recruitment, onde utilizamos de tecnologia, automação e um processo descomplicado para atrair, engajar e selecionar os melhores talentos em vendas.

Além de conseguir realizar processos seletivos mais assertivos, ágeis e escaláveis, também conseguimos oferecer uma experiência única e 100% digital para os candidatos. 

Através de uma boa estratégia de Inbound Recruiting, seu tempo de contratação será otimizado, seu time de recrutamento trabalhará de forma mais ágil e os candidatos serão mais qualificados.

E você, está esperando o quê para aplicar essa estratégia na sua empresa?

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