A área de Sales Operations surgiu a partir do impacto das transformações digitais nos processos de vendas. Ela é responsável pela análise de dados e por tomar decisões que visam tornar o fechamento de negócios mais eficiente.
Neste artigo, entenda como essa área impacta diretamente no funcionamento do seu negócio e os benefícios de implementá-la na sua equipe comercial.
Aproveite a leitura!
Qual é o papel do Sales Operations?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o time de Sales Ops não trabalha diretamente com os clientes. Eles descobrem quais são os gargalos dos processos e indicam as melhores estratégias para aumentar a produtividade das equipes.
Ou seja, a área é responsável por tornar o processo de vendas mais embasado em dados do que em achismos.
Além disso, eles também atuam na estruturação do processo de vendas e na integração entre marketing e vendas. Assim, auxiliam na definição de metas, na comunicação e no alinhamento dos objetivos.
Quais são os benefícios do Sales Operations para a sua empresa?
Agora que você já entende melhor o que essa nova área faz, é hora de aprender sobre seus benefícios. A seguir, conheça 6 destas vantagens:
1. Visão holística da área comercial
A equipe de vendas possui muitas demandas no dia a dia e, por isso, falta tempo para refletir sobre o processo comercial.
Então, eles precisam de alguém com visão externa, sem envolvimento direto nas ações, e esse é o papel do Sales Ops. Os profissionais de Sales Operations analisam o funcionamento de cada negócio e buscam pontos de melhoria para alavancar o time.
2. Estruturação do processo de vendas
A partir da visão geral sobre os projetos realizados, a equipe de Sales Ops estrutura processos de venda eficientes, indicando estratégias que levem os potenciais clientes a fechar negócios.
3. Decisões embasadas
Assim como dito anteriormente, os profissionais analisam dados sobre cada aspecto da área de vendas.
Através dessas informações, eles identificam os gargalos e os pontos de otimização, tomando decisões baseadas em fatos, não na intuição.
4. Previsibilidade
Ter um time de Sales Operations também significa obter previsibilidade de caixa. Como eles analisam os resultados da equipe regularmente, entendem as mudanças nas vendas sem deixar prejudicar o andamento das atividades.
5. Escalabilidade
Você sabia que é possível aumentar o número de vendas do seu negócio sem investir em mais contratações?
Isso acontece quando você conta com uma área de Sales Ops na sua empresa. Eles ajudam a entender o que otimiza os resultados e faz as adequações necessárias para alcançar as metas. Tudo isso sem precisar contratar novos funcionários.
6. Aproveitamento de oportunidades
Se você acha que esses profissionais se limitam a analisar somente vendas, está enganado. Eles também estão atentos ao mercado e nas áreas a serem exploradas, visando encontrar cada vez mais oportunidades de expansão.
Como construir uma equipe de Sales Operations?
Depois de conhecer os principais benefícios dessa área, é hora de botar a mão na massa.
Confira como implementá-la no seu negócio:
Encontre bons profissionais
Os profissionais certos para integrar esse time devem ter conhecimentos técnicos e estar alinhados a cultura e metas da empresa.
Dessa forma, essas são as principais habilidades técnicas:
- Acompanhar e analisar dados;
- Gerar relatórios;
- Desenvolver processos de vendas ou otimizá-los;
- Monitorar o desempenho da equipe.
Acompanhe as métricas certas
Existem algumas métricas específicas que precisam ser constantemente acompanhadas. Elas são definidas de acordo com as necessidades de cada empresa, mas existem algumas que se aplicam a maioria delas:
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC): possibilita à empresa saber quanto custa obter um novo consumidor;
- Tempo de resposta da equipe de vendas aos novos leads, de forma a não atrapalhar o trabalho realizado pelo time de marketing;
- Taxa de fechamento de vendas, que analisa se os leads são qualificados e o que está dificultando a chegada de novos negócios;
- Duração do ciclo de vendas, uma vez que um ciclo extenso aumenta o CAC;
- Lifetime Value (LTV): diz respeito ao tempo que o cliente fica com a empresa. Ou seja, está relacionado à rotatividade de consumidores.
Utilize ferramentas para automatizar os processos
Por fim, ao utilizar as ferramentas certas, a equipe de Sales Ops consegue coletar e analisar os dados necessários de maneira mais simples.
O Customer Relationship Management é um software que integra as informações relevantes sobre relacionamento com clientes e o desempenho dos vendedores. Além disso, gera relatórios e torna a visualização do funil de vendas mais acessível.
Existem muitas opções deste software disponíveis no mercado, inclusive gratuitas. Através dele, sua equipe possui mais controle sobre os processos.
O Salesjobs pode te ajudar
Se você se interessou em implementar o Sales Operations na sua equipe de vendas, mas não possui tempo hábil para contratar novos profissionais, nós podemos te ajudar.
Através da nossa tecnologia, você recebe 3 finalistas qualificados para o cargo em até 7 dias. Além disso, você pode pré-avaliar os candidatos através de vídeos-case, ajudando a garantir previsibilidade no fechamento das vagas.
Isso tudo porque temos a solução mais ágil e eficiente para fechar suas vagas de vendas e marketing.
Que tal alavancar as estratégias de vendas da sua empresa? Agora é a hora!
Vem bater um papo com a gente! Basta clicar aqui.