Os impactos das soft skills no sucesso das equipes de vendas e marketing Os impactos das soft skills no sucesso das equipes de vendas e marketing

Os impactos das soft skills no sucesso das equipes de vendas e marketing

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Não é novidade que as áreas de vendas e marketing precisam constantemente se adequar às transformações do mercado. Uma vez que a sua equipe é composta por profissionais que possuam soft skills, existem grandes chances de essas mudanças serem bem-sucedidas.

Mas, o que são soft skills?

As soft skills são as habilidades comportamentais dos colaboradores. Elas estão relacionadas à capacidade de adaptação, inteligência emocional, trabalho em equipe e liderança.

Neste artigo, você entenderá porque essas competências são importantes para a atuação eficiente das equipes de vendas e marketing.

Aproveite a leitura!

A importância das soft skills

Em primeiro lugar, é importante lembrar que, atualmente, as características comportamentais de um profissional são tão significativas quanto seu conhecimento técnico.

Habilidades de comunicação e flexibilidade são atributos que também fazem parte das soft skills. Cabe ao gestor saber utilizá-las para motivar, guiar, otimizar o trabalho do seu time e construir relacionamentos de confiança.

Ao contrário do que se imagina, elas não são importantes somente para os cargos de liderança. É através das soft skills que a sua equipe conseguirá melhor interpretar um problema e vencer os imprevistos com cautela.

De acordo com um artigo publicado pelo LinkedIn, essas características estão sendo cada vez mais buscadas por todos os setores. 45% de todos os empregos do LinkedIn Premium publicados no primeiro semestre de 2022 mencionaram a importância das habilidades de comunicação.

Como elas impactam a atuação de vendas e marketing?

Ao mesmo tempo em que os conhecimentos técnicos são fundamentais para executar as demandas, as competências comportamentais são necessárias para garantir o bom andamento das mesmas.

Nas áreas de marketing e vendas não poderia ser diferente. Uma vez que ambas as equipes trabalham com uma comunicação transparente e bem alinhada, todo o fluxo de tarefas é otimizado.

A tomada de decisões também é uma característica essencial para esses setores, principalmente porque eles trabalham diretamente com os clientes. Além disso, ter uma boa capacidade de persuasão é fundamental para que os profissionais consigam transmitir suas ideias de forma convincente e inspiradora.

Outro ponto importante é a criatividade. Um time criativo ajuda a colocar o seu negócio à frente da concorrência e se destacar diante das demais soluções oferecidas pelo mercado.

A proatividade, por sua vez, também é uma habilidade-chave para a atuação de vendas e marketing.  Já a flexibilidade é muito importante para que o profissional saiba encontrar soluções diante dos obstáculos e se reinventar conforme os desafios que surgem para a equipe. 

Em casos como este, a resiliência também se torna necessária. Um bom profissional deve saber reconhecer seus erros e estar disposto a recomeçar do zero.

Como desenvolver soft skills?

Aprimorar as habilidades comportamentais dos seus times de marketing e vendas pode parecer mais difícil do que realmente é. É preciso que eles saibam o quão importante elas são para a evolução do trabalho e para a entrega de resultados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar os seus colaboradores a desenvolverem as soft skills:

  1. Ofereça treinamentos

Investir em treinamentos é uma ótima opção para desenvolver as habilidades dos seus profissionais.

Além de contribuir para o progresso de cada um, demonstra o interesse da organização no sucesso dos mesmos e fortalece a cultura organizacional.

  1. Provoque reflexões

Converse com a sua equipe e os incentive a refletir sobre quais novas competências poderiam ajudá-los na função que exercem.

Ofereça as ferramentas necessárias para que eles busquem se desenvolver constantemente.

  1. Priorize o trabalho em equipe

O trabalho em conjunto é uma ótima oportunidade para aprender e colocar em prática novas soft skills.

  1. Reconheça a evolução do seu time

Reconhecer o progresso que cada profissional da sua empresa tem em relação às habilidades comportamentais é um ótimo incentivo para que eles busquem evoluir constantemente.

Demonstre confiança no trabalho que eles executam. Assim, eles se sentirão mais estimulados e confortáveis em expor suas ideias e serem proativos.

A empresa que você trabalha tem buscado investir nas soft skills das equipes de marketing e vendas? Se a resposta for não, é hora de mudar esse cenário e incentivar o desenvolvimento dos seus colaboradores.

As competências comportamentais são fundamentais para que o seu negócio entregue serviços com mais qualidade e faça a diferença no mercado. Para além disso, uma vez que a organização foca nas soft skills, ela também passa a recrutar melhores profissionais.

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