No artigo de hoje, falaremos sobre o Design Sprint, “um ‘best-seller’ de estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento, design thinking e muito mais – reunidos em um processo testado arduamente que qualquer equipe pode usar”, de acordo com o Google Ventures.
O Google Ventures é o braço de investimentos de risco do Grupo Alphabet, cujo controla o Google, e o responsável por implementar essa metodologia.
O que é Design Sprint?
O Design Sprint é uma abordagem metodológica voltada para a resolução ágil de problemas, reduzindo o tempo dedicado a debates para atingir um resultado final. Seu propósito fundamental é assegurar a eficiência de um projeto em um período predefinido de cinco dias, embora haja margem para algumas variações.
A partir deste método, é viável desenvolver protótipos, mapear jornadas de usuários, criar soluções para desafios existentes, aprofundar a compreensão de problemas latentes, conduzir experimentos rápidos em busca de soluções e antecipar possíveis obstáculos antes do início do desenvolvimento do produto ou serviço, bem como da implementação.
Todo esse processo é realizado no âmbito da estrutura básica de cinco dias, que estabelece um mapa de processos e identifica os stakeholders, além de destacar os pontos nos quais eles interagem com o processo. Dessa forma, o Design Sprint promove a integração e o alinhamento entre os participantes envolvidos em um projeto.
Passo a passo para implementá-lo
Assim como dito anteriormente, o Design Sprint tem como objetivo construir uma solução em um prazo de cinco dias. Uma vez estabelecido o escopo da equipe responsável pelo projeto, a sequência de passos dessa metodologia se desdobra ao longo dos dias da semana:
1. Mapeamento
Direcionado para identificar e alinhar o problema. É o momento de especificar qual é a questão prioritária e reunir informações que enriqueçam a análise sobre o problema e possíveis soluções.
Converse com a sua equipe, desenvolva um rascunho do que você acha que é a meta de longo prazo e a métrica para ela.
2. Desenho
Esta etapa funciona como um brainstorming tradicional. Aqui, é importante registrar todas as ideias e depois listar os possíveis caminhos para resolver o problema central.
3. Decisão
Depois do brainstorming, é o momento de decidir qual é a solução mais viável de execução.
Desenhe essa escolha usando um mapa de jornada do usuário ou um storyboard. Isso será essencial nas próximas etapas do processo.
4. Construa o protótipo
O quarto dia tem como foco a construção do protótipo. A meta não é ter um produto pronto no final do dia, mas sim chegar a uma representação fiel das funções e objetivos que o produto deseja alcançar.
O protótipo deve ser útil para realizar testes e verificar se realmente atende ao que se propõe. Nessa fase, é legal dividir a equipe, com um grupo cuidando do desenvolvimento do protótipo e o outro criando os planos de teste para o último dia.
5. Faça o teste
Por fim, o quinto dia da semana é dedicado a apresentar o protótipo aos usuários, analisar os dados, considerar os feedbacks e aprender com a versão lançada. Em apenas cinco dias, o problema é identificado, estudado e corrigido.
Se o teste recebe feedback positivo, o protótipo avança para o desenvolvimento. Se o feedback é negativo, é possível reiniciar o ciclo, começando um novo design sprint. Mas, desta vez, a equipe não parte do zero, pois já acumulou aprendizados da tentativa anterior.
Quando usar o Design Sprint
O método pode ser vantajoso em pelo menos 4 situações em uma organização:
1. Início de um projeto
A metodologia é útil para definir a solução inicial para os problemas que um projeto pretende resolver. Pode ser aplicada na construção de um produto, no desenvolvimento de uma nova funcionalidade, na criação de um website, em uma landing page ou até mesmo em uma campanha de anúncios.
2. Projeto em andamento
O Design Sprint auxilia a superar obstáculos que surgem durante diferentes fases do projeto. Aplicá-lo para mapear melhorias ao longo do tempo ajuda a avaliar se as estratégias adotadas estão atingindo os objetivos propostos.
3. Necessidade de aceleração de processos
O método é eficaz para dar rapidez e agilidade a diversos processos, mesmo que não sejam projetos específicos. Assim, equipes com alta demanda e uma extensa lista de tarefas podem visualizar de forma mais clara as atividades a serem realizadas e estabelecer prioridades para entregas.
4. Integração de equipes
O Design Sprint auxilia na integração de todos os colaboradores em uma demanda comum. Projetos que demandam cooperação entre diferentes times podem se beneficiar desse modelo, evitando atritos, conflitos ou desentendimentos, pois todos compartilham as informações essenciais para o sucesso do projeto.
Se você ainda não conhecia a metodologia do Design Sprint, considerar colocá-la em prática em 2024 para os projetos da sua empresa pode ser fundamental para aumentar a produtividade e o alinhamento das equipes, além de otimizar os processos e a priorização de demandas.