Hoje falaremos sobre um assunto que não é muito abordado nas empresas, mas que diz respeito às boas práticas de gestão: conhecimento compartilhado.
Você com certeza já ouviu frases motivacionais como “a união faz a força”, “juntos somos mais fortes”, mas sabe que nem sempre é assim que funciona no cotidiano das organizações, por inúmeros motivos.
O que é conhecimento compartilhado?
O nome já diz por si próprio. Conhecimento compartilhado nada mais é do que a prática de dividir com terceiros os aprendizados e habilidades que você possui, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos.
Apesar de ser uma idealização bonita, nós sabemos que, na realidade, não é bem assim. Muitas empresas possuem um ambiente altamente competitivo, que desestimula essa troca e deixa os profissionais inseguros em colaborar com o desenvolvimento de pessoas que eles não vêem como colegas, mas sim como “possíveis concorrentes”.
Então, para mudar essa visão dentro das organizações, o estímulo ao conhecimento compartilhado precisa estar enraizado na cultura organizacional. Uma vez que os colaboradores entendem que juntos chegam mais longe, e que não são concorrentes entre si, o conhecimento compartilhado passa a se tornar realidade.
Por que essa prática é importante nas empresas?
1 – Aumenta a produtividade e a eficiência
Quando o conhecimento é compartilhado, observamos um aumento no desempenho de cada colaborador, o que, por sua vez, contribui para a melhoria do desempenho da organização como um todo.
2 – Auxilia na identificação de novas oportunidades e melhorias
O conhecimento nos permite descobrir novas abordagens para a execução de atividades específicas. Quando ele é difundido entre as equipes, surgem novas perspectivas sobre cada processo na empresa, o que pode torná-los mais ágeis, eficientes e até mesmo econômicos.
Portanto, é evidente que o conhecimento compartilhado exerce um impacto direto na gestão dos processos organizacionais.
3 – Estimula a criatividade e a inovação
O incentivo à inovação tem sido um pilar fundamental para o crescimento e o destaque das empresas no mercado.
Dessa forma, quando os colaboradores compartilham conhecimentos, as equipes são mais propensas a terem insights relacionados a novas abordagens de trabalho, novos produtos, serviços e até mesmo maneiras mais eficientes de executar processos antigos.
4 – Reduz a curva de aprendizado
Toda forma de conhecimento ou habilidade requer um período significativo para ser verdadeiramente dominada, um período conhecido como a “curva de aprendizado”.
Em um ambiente de conhecimento compartilhado, essa curva é encurtada, o que significa que os profissionais necessitam de menos tempo para assimilar e aperfeiçoar um conceito ou habilidade e implementá-lo efetivamente.
Por fim, esse processo resulta em maior agilidade para a empresa e amplia sua vantagem competitiva.
Como incentivar o conhecimento compartilhado na sua organização?
Agora que você já sabe o que é conhecimento compartilhado e como ele impacta positivamente no cotidiano de uma empresa, é hora de aprender como incentivar essa prática.
Para isso, separamos 3 ações:
1 – Estabeleça uma cultura organizacional que promova a cooperação
Assim como dito anteriormente, o primeiro passo para acabar com o ambiente extremamente competitivo dentro das organizações é enfatizar o conhecimento compartilhado na cultura organizacional.
Sem uma cultura que fomente a colaboração e o trabalho em equipe entre os profissionais, é improvável que você estabeleça um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento.
Além disso, saiba que é viável equilibrar uma competição interna saudável com a promoção do trabalho em equipe e do espírito de equipe.
No entanto, se você enfatiza a avaliação individual dos profissionais e cria um ambiente onde o sucesso individual é mais priorizado do que o coletivo, é altamente desafiador alcançar êxito nesse contexto.
2 – Invista em treinamentos e capacitações
Normalmente, as capacitações tendem a motivar os profissionais a compartilhar suas experiências. No caso de essa prática não ocorrer em sua empresa, é fundamental considerar maneiras de mudar esse cenário.
A realização de mesas redondas após sessões de treinamento pode servir como um exemplo eficaz para fomentar a comunicação e a troca de informações entre os colaboradores.
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3 – Aposte em programas de coaching interno ou mentoring
Mentoring e coaching são estratégias similares de desenvolvimento em que profissionais experientes auxiliam colegas mais novos ou com desafios na busca de alta performance, promovendo a troca de experiências e crescimento mútuo.
Ao adotar essa prática, ofereça reconhecimentos, prêmios e tempo dedicado na rotina dos colaboradores para a realização dessas ações.
Insira o conhecimento compartilhado na sua organização
Empresas de alta performance não estimulam seus colaboradores a trabalhar individualmente. Muito pelo contrário, elas se destacam no mercado porque suas estratégias de sucesso são realizadas de maneira coletiva.
Ainda, organizações bem-sucedidas estão sempre preocupadas com o desenvolvimento dos seus profissionais. Dessa forma, investem em treinamentos, capacitações e incentivam o conhecimento compartilhado entre os colaboradores, de modo que todos cresçam juntos e, consequentemente, a empresa se desenvolva também.
Por isso, se você quer que a sua organização se destaque no mercado, investir na prática do conhecimento compartilhado é um primeiro passo fundamental. Lembre-se disso ao realizar o planejamento para 2024.