Cultura de conhecimento compartilhado

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Hoje falaremos sobre um assunto que não é muito abordado nas empresas, mas que diz respeito às boas práticas de gestão: conhecimento compartilhado.

Você com certeza já ouviu frases motivacionais como “a união faz a força”, “juntos somos mais fortes”, mas sabe que nem sempre é assim que funciona no cotidiano das organizações, por inúmeros motivos.

O que é conhecimento compartilhado?

O nome já diz por si próprio. Conhecimento compartilhado nada mais é do que a prática de dividir com terceiros os aprendizados e habilidades que você possui, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos.

Apesar de ser uma idealização bonita, nós sabemos que, na realidade, não é bem assim. Muitas empresas possuem um ambiente altamente competitivo, que desestimula essa troca e deixa os profissionais inseguros em colaborar com o desenvolvimento de pessoas que eles não vêem como colegas, mas sim como “possíveis concorrentes”.

Então, para mudar essa visão dentro das organizações, o estímulo ao conhecimento compartilhado precisa estar enraizado na cultura organizacional. Uma vez que os colaboradores entendem que juntos chegam mais longe, e que não são concorrentes entre si, o conhecimento compartilhado passa a se tornar realidade.

Por que essa prática é importante nas empresas?

1 – Aumenta a produtividade e a eficiência

Quando o conhecimento é compartilhado, observamos um aumento no desempenho de cada colaborador, o que, por sua vez, contribui para a melhoria do desempenho da organização como um todo.

2 – Auxilia na identificação de novas oportunidades e melhorias

O conhecimento nos permite descobrir novas abordagens para a execução de atividades específicas. Quando ele é difundido entre as equipes, surgem novas perspectivas sobre cada processo na empresa, o que pode torná-los mais ágeis, eficientes e até mesmo econômicos.

Portanto, é evidente que o conhecimento compartilhado exerce um impacto direto na gestão dos processos organizacionais.

3 – Estimula a criatividade e a inovação

O incentivo à inovação tem sido um pilar fundamental para o crescimento e o destaque das empresas no mercado.

Dessa forma, quando os colaboradores compartilham conhecimentos, as equipes são mais propensas a terem insights relacionados a novas abordagens de trabalho, novos produtos, serviços e até mesmo maneiras mais eficientes de executar processos antigos.

4 – Reduz a curva de aprendizado

Toda forma de conhecimento ou habilidade requer um período significativo para ser verdadeiramente dominada, um período conhecido como a “curva de aprendizado”.

Em um ambiente de conhecimento compartilhado, essa curva é encurtada, o que significa que os profissionais necessitam de menos tempo para assimilar e aperfeiçoar um conceito ou habilidade e implementá-lo efetivamente.

Por fim, esse processo resulta em maior agilidade para a empresa e amplia sua vantagem competitiva.

Como incentivar o conhecimento compartilhado na sua organização?

Agora que você já sabe o que é conhecimento compartilhado e como ele impacta positivamente no cotidiano de uma empresa, é hora de aprender como incentivar essa prática.

Para isso, separamos 3 ações:

1 – Estabeleça uma cultura organizacional que promova a cooperação

Assim como dito anteriormente, o primeiro passo para acabar com o ambiente extremamente competitivo dentro das organizações é enfatizar o conhecimento compartilhado na cultura organizacional.

Sem uma cultura que fomente a colaboração e o trabalho em equipe entre os profissionais, é improvável que você estabeleça um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento.

Além disso, saiba que é viável equilibrar uma competição interna saudável com a promoção do trabalho em equipe e do espírito de equipe.

No entanto, se você enfatiza a avaliação individual dos profissionais e cria um ambiente onde o sucesso individual é mais priorizado do que o coletivo, é altamente desafiador alcançar êxito nesse contexto.

2 – Invista em treinamentos e capacitações

Normalmente, as capacitações tendem a motivar os profissionais a compartilhar suas experiências. No caso de essa prática não ocorrer em sua empresa, é fundamental considerar maneiras de mudar esse cenário.

A realização de mesas redondas após sessões de treinamento pode servir como um exemplo eficaz para fomentar a comunicação e a troca de informações entre os colaboradores.

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3 – Aposte em programas de coaching interno ou mentoring

Mentoring e coaching são estratégias similares de desenvolvimento em que profissionais experientes auxiliam colegas mais novos ou com desafios na busca de alta performance, promovendo a troca de experiências e crescimento mútuo.

Ao adotar essa prática, ofereça reconhecimentos, prêmios e tempo dedicado na rotina dos colaboradores para a realização dessas ações.

Insira o conhecimento compartilhado na sua organização

Empresas de alta performance não estimulam seus colaboradores a trabalhar individualmente. Muito pelo contrário, elas se destacam no mercado porque suas estratégias de sucesso são realizadas de maneira coletiva.

Ainda, organizações bem-sucedidas estão sempre preocupadas com o desenvolvimento dos seus profissionais. Dessa forma, investem em treinamentos, capacitações e incentivam o conhecimento compartilhado entre os colaboradores, de modo que todos cresçam juntos e, consequentemente, a empresa se desenvolva também.

Por isso, se você quer que a sua organização se destaque no mercado, investir na prática do conhecimento compartilhado é um primeiro passo fundamental. Lembre-se disso ao realizar o planejamento para 2024.

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