5 erros comuns na hora de estruturar Marketing e Vendas 5 erros comuns na hora de estruturar Marketing e Vendas

5 erros comuns na hora de estruturar Marketing e Vendas

3 minutos para ler

Cometer erros ao tentar estruturar marketing e vendas de forma integrada é mais comum do que você imagina. Muitas empresas não fazem ideia do quanto essas áreas são complementares e, assim, deixam passar pontos importantes na hora unir estratégias.

Por isso, esse artigo vai te mostrar quais são as principais falhas cometidas pelas corporações e o que você deve fazer para evitá-las

Aproveite a leitura!

1. Produto ou serviço sem valor agregado

Antes de investir em qualquer estratégia para a sua empresa, certifique-se de que o que sua empresa oferece agrega valor para seus consumidores.

Para descobrir isso, converse com seus clientes. Invista em pesquisas de NPS (Net Promoter Score) para entender o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Depois, estude qual posicionamento deve ser adotado pela companhia e quais são os custos do seu serviço. Somente assim você conseguirá integrar Marketing e Vendas de maneira eficaz.

2. Copiar a estratégia de outra empresa

Seguir os métodos bem sucedidos de outras companhias não significa que o seu negócio terá o mesmo resultado. Muito pelo contrário, a estratégia desenvolvida para outra corporação pode ser prejudicial à sua empresa, se aplicada sem os ajustes necessários.

Existem, sim, metodologias “padrões” que funcionam, mas você precisa colocá-las em prática se adaptando aos objetivos e gargalos do seu próprio negócio. 

3. Buscar o que é “viral”

É comum que a internet passe por fases onde um canal faz mais sucesso do que outros, como o Tik Tok, por exemplo. Assim, é comum que muitas organizações invistam nesses meios sem ao menos entender se realmente vale a pena.

Não vá por esse caminho. Descubra onde o seu público está e se aprofunde na produção de conteúdo para estes canais específicos.

4. Não entender as etapas e estratégias das áreas

A integralização das áreas de Marketing e Vendas possui um objetivo específico: aumentar o número de negócios fechados. Contudo, nem tudo se resume a este alvo final e existem etapas que são importantes para chegar até ele.

Por isso, respeite cada etapa do funil de Marketing e Vendas. Foque em construir um relacionamento com o seu nicho, fazer as abordagens necessárias ao longo da jornada de compra e oferecer conteúdos para conversão.

5. Não investir em bons profissionais

As ferramentas desenvolvidas para Vendas e Marketing são muito boas e podem trazer ótimos resultados para o seu negócio. Por outro lado, não é possível alcançá-los sem um bom profissional que saiba utilizar estes recursos.

Invista em treinamentos e cursos para o seu time, de forma que eles se tornem cada vez mais engajados, capacitados e consigam alcançar os objetivos da empresa com excelência.

Elabore o seu planejamento de Marketing e Vendas

Após aprender quais são os erros mais comuns na hora de integrar as áreas de Vendas e Marketing, é hora de criar a sua própria estratégia. O Salesjobs pode te ajudar!

Elaboramos o artigo “Vendas e Marketing: aprenda a criar um planejamento integrado para as duas áreas”, para te ensinar passo a passo de como desenvolvê-lo e fazer a diferença no seu negócio

Que tal colocar esse método em prática em 2023? Ainda dá tempo!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário