Determinar o valor de um colaborador é uma tarefa árdua. Porém, pensando como gestor da área de RH e na saúde da empresa no médio e longo prazo, otimizar o ROI no processo de R&S é essencial.
Então, para conseguir ocupar cargos estratégicos e ter uma melhora contínua no recrutamento, é necessário trabalhar com métricas especiais para quantificar o desempenho e o valor dos profissionais.
Assim surge o ROI, uma sigla na língua inglesa que significa “Return of Investment” ou “Retorno Sobre Investimento”. Essa métrica poderosa avalia o retorno financeiro obtido com determinado investimento realizado.
Dentro da área de Recursos Humanos, ela é utilizada em ações específicas, como calcular o retorno de investimento de determinada contratação ou, até mesmo, para entender os valores a serem oferecidos para os candidatos em determinados cargos, por exemplo.
No entanto, falando apenas do processo de recrutamento, é preciso avaliar os colaboradores e os cargos de forma individual. Pois, cada função contribui para o crescimento dos negócios de uma maneira diferente.
Gostaria de entender mais sobre como otimizar o ROI no processo de R&S na sua empresa? Continue a leitura!
Como medir o valor do colaborador
Existem 3 pontos que podem te ajudar a medir o valor de um colaborador, são eles:
1. Desempenho na função exercida
Aqui será avaliado como o trabalho é realizado com os indicadores da área fim. Por exemplo, o desempenho de um profissional da área de vendas pode ser medido com as seguintes métricas:
- Quantidade de reuniões agendadas;
- Número de propostas enviadas; ou
- Número de negócios fechados.
2. Responsabilidade organizacional
Como esse colaborador se porta dentro da empresa? É muito importante entender se ele verdadeiramente possui senso de time, de dono e se contribui positivamente para o clima organizacional e social.
Além disso, outros pontos a serem avaliados são a quantidade de insights, ideias e o quanto ele é integrado dentro da equipe.
3. Análise da Improdutividade
Quase ninguém consegue ser produtivo 100% do tempo. Por isso, analisar este ponto é o mais complexo.
Mas, é possível simplificar quando relacionamos a improdutividade a outros comportamentos dentro da empresa que podem gerar prejuízo. Alguns exemplos são: risco de vazamento de dados, assédio, ócio etc.
Dessa forma, mais do que analisar apenas os benefícios, é importante pensar nos riscos que os colaboradores também podem oferecer a depender da função que estão ocupando.
ELTV para otimizar o ROI no processo de R&S
O “ELTV” ou “Employee Lifetime Value” pode ser traduzido como o Valor do Tempo de Vida do funcionário. Isto é, o retorno financeiro que é gerado por cada trabalhador no tempo trabalhado na empresa.
Ele se baseia em 5 parâmetros principais:
1. O custo do processo de R&S;
2. Quanto tempo o colaborador leva para se adaptar;
3. Desempenho do colaborador a nível geral;
4. Expectativa de crescimento dentro da empresa;
5. Quanto tempo o colaborador permanece na organização.
Ademais, a análise de ELTV tem início logo no momento da contratação. É uma métrica que se inicia negativa, pois a organização começa o processo investindo no processo de recrutamento – antes que o colaborador possa contribuir com algum valor.
O ponto que mais impacta no Valor do Tempo de Vida é o tempo em que o colaborador permanece na empresa. Afinal, o impacto em seu desenvolvimento profissional e no crescimento dos negócios será mais expressivo.
Sendo assim, é muito importante que a gestão, juntamente com área de RH, criem boas ações de engajamento para manter o colaborador integrado e produtivo para que os resultados sejam positivos.
Tenha a tecnologia como aliada no R&S
Atualmente, existem diversas ferramentas e softwares que otimizam o processo de recrutamento e seleção.
Dentre elas, pode-se destacar o Salesjobs, a primeira Agência Tech que conecta candidatos e vagas de vendas e marketing de forma ágil, assertiva e previsível.
Além disso, com um processo tecnológico, digital e automatizado, os clientes recebem uma lista de finalistas em até 7 dias úteis, impactando diretamente nos seguintes pontos:
- Redução do tempo de contratação: as empresas recebem os melhores finalistas para suas vagas de acordo com critérios pré-definidos;
- Agilidade na busca de candidatos: devido ao método de Growth Recruitment;
- Triagem rápida e eficiente realizada de forma automatizada por IA; e
- Engajamento e transparência com os candidatos: visto que estes estão sempre cientes de seu desempenho no processo seletivo, recebendo feedbacks constantes.
Por fim, para concluir, outros pontos que podem te ajudar a otimizar o ROI no processo de R&S são:
Realizar um processo de entrevista estruturada
Para comparar o desempenho de candidatos, formule uma entrevista que se aplique a todos os avaliados. Tenha uma lista de perguntas fixas para garantir que todos sejam avaliados de maneira justa.
Investir no onboarding depois da contratação
Quanto mais rápido o novo colaborador estiver integrado, mais rápido ele estará apto para começar a produzir e gerar valor.
Por isso, invista tempo com a equipe de gestão da área-fim e da equipe de RH para construir um processo de onboarding que acelere a integração dos novos colaboradores.
Isso pode ser feito com treinamentos específicos da área e treinamentos que instruem sobre a cultura e os valores da empresa.
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