Um dos maiores objetivos dos times de RH é conseguir fazer suas contratações no menor tempo possível. Para medir esse dado, utilizamos o SLA em recrutamento e seleção.
SLA (Service Level Agreement), em tradução livre, significa “Acordo de Nível de Serviço”. Essa métrica geralmente é utilizada para definir contratos de prestação de serviços em empresas de TI.
Dentro do R&S, o SLA é a forma de definir o tempo de fechamento de uma vaga, com contratação.
Sem esse dado, é impossível para os times de RH entenderem se os processos seletivos que estão realizando estão sendo satisfatórios ou não.
Além disso, ele pode ser utilizado para trazer à tona a necessidade de uma mudança ou otimização na forma como os processos estão sendo conduzidos.
Agora que você já sabe o que é SLA em recrutamento e seleção, continue a leitura para saber porque essa métrica é importante, como realizar o cálculo e um case de sucesso aqui do Salesjobs.
A importância do SLA em recrutamento e seleção
Como mencionamos anteriormente, manter o SLA médio sempre em mãos ajuda o time de RH a entender melhor se os processos seletivos estão sendo conduzidos e fechados de maneira satisfatória.
Dessa forma, ele funciona como um medidor da produtividade dos colaboradores da área e dá indicativos quando algo precisa ser otimizado na operação.
Então, para avaliar a qualidade do processo de recrutamento, utilize os seguintes critérios:
- Informações consistentes nas descrições de cargo;
- A experiência oferecida ao candidato durante o processo;
- A reputação da marca contratante;
- Tempo gasto na efetivação da contratação após o aceite da proposta de emprego.
Por outro lado, para avaliar a assertividade, fique atento! Um SLA alto pode indicar que os candidatos que estão se aplicando para as posições não são compatíveis com o perfil desejado.
Sendo assim, é importante avaliar os canais de divulgação, textos, artes e toda a forma de comunicação da vaga, para que os profissionais ideais a encontrem e façam a aplicação.
Outro ponto importante sobre ter um SLA definido é poder falar para o candidato o tempo médio para finalizar o processo seletivo. Assim, o profissional sente mais confiança no relacionamento com a empresa, além de ter menos ansiedade.
Os benefícios de um SLA bem definido
Agora que você já sabe o que é o SLA e a importância dessa métrica para o R&S, é hora de entender quais benefícios um SLA bem definido e eficiente traz diversos benefícios para os processos de contratação:
- Melhora a experiência do candidato: candidatos bem informados e respeitados tendem a ter uma percepção mais positiva da empresa.
- Aumenta a produtividade do time de RH: com metas claras e mensuráveis, os times podem se organizar melhor e trabalhar de forma mais eficiente.
- Identifica gargalos no processo: permite identificar e corrigir problemas que estão atrasando as contratações.
- Aumenta a transparência com os candidatos: informar aos candidatos o tempo médio de fechamento de vagas aumenta a confiança e reduz a ansiedade.
5 dicas para melhorar o SLA em recrutamento e seleção
Assim como os benefícios, entender as práticas necessárias para melhorar o SLA das suas contratações também é fundamental. Por isso, separamos 5 dicas que te ajudarão a colocar essa missão em prática de maneira assertiva:
1. Automatize processos: utilize ferramentas de automação para reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas;
2. Melhore a comunicação: tenha uma comunicação clara e constante com os candidatos para mantê-los informados sobre o status do processo;
3. Utilize análise de dados: analise dados de recrutamento para identificar padrões e áreas de melhoria;
4. Treine a equipe: invista em treinamentos para que a equipe de RH esteja sempre atualizada com as melhores práticas de recrutamento;
5. Avalie e ajuste constantemente: revise regularmente o processo de recrutamento e ajuste conforme necessário para melhorar continuamente.
Como fazer o cálculo do SLA
Por fim, calcular o SLA para recrutamento e seleção é bem simples:
SLA = Tempo para fechamento da vaga (em horas) / Quantidade de vagas.
Ainda, lembre-se de incluir no cálculo também as posições que já foram preenchidas, para garantir que o resultado reflita fielmente a prática da empresa.
Do mesmo modo, você pode calcular também quantas vagas seu time de RH fechou dentro do prazo, caso tenha uma meta de SLA. Como resultado, é possível ter mais informações para analisar prováveis gaps na condução dos processos de recrutamento.
Então, para esse cálculo, usamos a seguinte fórmula:
Vagas fechadas dentro do prazo = Vagas fora do prazo \ Total de vagas * 100 (%)
Entretanto, ainda não existe uma definição de tempo ideal para fechamento de vagas, pois é algo muito subjetivo e que possui diversas variáveis.
Ademais, é importante levar em consideração as complexidades de cada cargo, assim como das competências necessárias para cada um deles. A tendência é: cargos mais complexos e seniores, possuem um SLA mais alto.
Entretanto, existem empresas com um SLA próximo a 60 dias e empresas como a Melitta, que diminuiu seu tempo de recrutamento em 50% utilizando o Salesjobs.
Case de sucesso Salesjobs: Diminuição do SLA de recrutamento e seleção em 50%
Com um SLA de R&S médio em 60 dias, a Melitta, abriu algumas vagas no Salesjobs, a Agência Tech especializada em entregar candidatos de forma ágil, assertiva e previsível para vagas de vendas e marketing.
Com o Growth Recruitment, metodologia utilizada para entregar finalistas qualificados em até 7 dias, além da redução em 50% do SLA da Melitta, uma das vagas também foi fechada em tempo recorde: 15 dias úteis.
Confira o depoimento da Tuanny, Tuanny, Analista de T&D e R&S na Melitta:
“Hoje temos em média 60 dias para fechar uma posição de Analista e Coordenador, é bastante tempo! É muito tempo 60 dias.
Então, se pensarmos que em 60 dias para fazer um alinhamento de perfil e fazer uma carta-oferta, são 2 meses de processo e, compararmos com vocês quando entregam uma short-list que atende a minha necessidade em 7 dias, eu já saio do alinhamento de perfil com o gestor com uma agenda para vermos juntos os perfis e ele tirar dúvidas.
Na sequência, como já temos um cronograma interno bem estruturado para entrevistas, consigo aplicar o assessment para os candidatos e após 15 dias, em média, já estamos fechando a posição. Para nós, é muito diferente e traz um impacto gigantesco. Como comentei, temos uma média de fechamento com vocês de 29 dias, ou seja, 50% do meu SLA!”
Você pode conferir e fazer o download do case completo clicando aqui.
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2 comentários em “SLA em recrutamento e seleção: o que é, como calcular e case de sucesso no Salesjobs”