tendências em gestão de pessoas 2024 tendências em gestão de pessoas 2024

Tendências em gestão de pessoas para o próximo ano

6 minutos para ler

Manter o seu negócio atualizado e relevante requer estar atento constantemente às tendências em gestão de pessoas, além de outras emergentes do ambiente empresarial. Assim como em todos os setores de uma organização, é muito importante que os times de RH estejam sempre preparados para se adaptar às mudanças do mercado e alcançar os resultados esperados.

Pensando nisso, separamos algumas novidades que serão importantes para as empresas no próximo ano. Confira:

Tecnologia

Não é novidade que as tecnologias estão constantemente evoluindo e o setor de RH precisa investir em acompanhar estas mudanças para se manter competitivo.

Estas ferramentas podem ajudar as empresas a contratar profissionais de maneira assertiva, criar um ambiente de trabalho mais eficiente e fornecer feedbacks efetivos. São elas:

Chatbots

Os chatbots são uma ótima opção para automatizar o atendimento ao cliente, respondendo perguntas comuns sobre a empresa e os serviços prestados.

Além disso, são capazes de agendar até mesmo entrevistas e fornecer feedbacks aos candidatos de algum processo seletivo.

Isso permite que os colaboradores se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Análise de dados

Esse recurso entrega informações precisas e em tempo real sobre o desempenho das equipes, o nível de satisfação dos mesmos no trabalho e muito mais.

Ainda, a análise de dados consegue identificar padrões e insights que podem contribuir para a tomada de decisões sobre recrutamento e seleção e a retenção dos colaboradores.

Inteligência Artificial (IA)

Muito se tem falado sobre Inteligência Artificial. Na área de RH, ela tem sido bastante utilizada para aperfeiçoar processos de recrutamento e seleção de candidatos. 

Suas habilidades reduzem o tempo de triagem de currículos e identificam os melhores com base nas aptidões e competências específicas para o cargo.

Gamificação

A gamificação é uma excelente alternativa para tornar o método de aprendizagem mais interativo e aumentar o engajamento dos funcionários.

A partir dessa abordagem, o RH consegue desenvolver atividades que contribuem para o desenvolvimento de habilidades dos profissionais e os ajudam a tomar decisões.

Trabalho remoto

O trabalho remoto passou a ser mais adotado pelas empresas a partir da pandemia da COVID-19. Desde então, muitos profissionais já se acostumaram a trabalhar neste modelo e não se veem mais voltando ao presencial.

Sendo assim, o home office também é uma tendência em gestão de pessoas para o próximo ano.

Portanto, diversas organizações precisam se adaptar a este novo formato e proporcionar as ferramentas necessárias para que o trabalho consiga ser feito com excelência, visando atrair e reter maiores talentos.

Enfoque na diversidade, equidade e inclusão (DEI)

Esta pauta também tem sido bastante discutida no mercado de trabalho e com certeza será uma das tendências em gestão de pessoas no próximo ano.

Isso porque investir em equipes diversas e inclusivas, com pessoas que possuem visões de mundo e experiências diferentes, é fundamental para o crescimento da empresa e também para trazer ótimos profissionais.

Dessa forma, os times de gestão de pessoas precisam garantir que todos tenham oportunidades iguais no ambiente de trabalho e se sintam valorizados na mesma  proporção. 

Para que a DEI realmente seja prioridade no seu negócio, é preciso estar atento às seguintes questões:

Revisar e atualizar as políticas de RH

Essa revisão precisa acontecer desde a contratação até os benefícios ofertados. O objetivo é garantir que elas não discriminam nenhum funcionário com base em suas características.

Estabelecer metas de diversidade e inclusão

Isso auxilia a organização a medir o seu avanço nesse quesito e a criar um senso de responsabilidade acerca desta pauta. O progresso pode ser feito por meio de pesquisas de clima organizacional, análise de dados de RH e feedback dos colaboradores.

Oferecer treinamentos sobre D&I

Essas capacitações colaboram para que todo o quadro de profissionais entenda as questões de diversidade e inclusão e seja qualificado para lidar com elas.

Investir em uma liderança diversa

A diversidade é fundamental para que todos os colaboradores se sintam ouvidos e representados na empresa.

Ambiente acolhedor

A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho onde todos se sintam incluídos e tenham voz para se expressarem, independente do cargo;

Oportunidades de conexão

Criar grupos de afinidade também é uma ótima oportunidade para que os funcionários se conectem com pessoas que possuem vivências e identidades semelhantes. Isso cria um senso de comunidade e fornece uma rede de suporte no ambiente profissional.

Cultura empresarial

Assim como dito anteriormente, muitas questões colaboram para a atração e retenção de talentos e, fortalecer a cultura empresarial do seu negócio é uma delas.

Além disso, investir nesse aspecto também é fundamental para criar um ambiente de trabalho colaborativo, oferecer oportunidades de desenvolvimento, incentivar a comunicação aberta e trabalhar com feedbacks efetivos.

Na The Foursales Company, o time de RH possui algumas ações que fortalecem a cultura da empresa. São elas: 

  • Pesquisa de satisfação bimestral com todos os colaboradores;
  • Formulário aberto para dúvidas, respondidas sempre nas reuniões de fechamento de mês;
  • Plano de Desenvolvimento Individual realizado semestralmente com cada profissional.

Por fim, fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional também faz parte de uma cultura forte. Colaboradores em constante aprendizagem mantém a empresa competitiva em relação a seus concorrentes.

Mantenha a sua empresa relevante

Agora que você já sabe quais são as principais tendências em gestão de pessoas para 2024, é hora de refletir o que precisa ser atualizado no seu negócio para que ele possa continuar relevante.

Como sua organização tem se adaptado em relação às tecnologias? Quais medidas podem ser tomadas para garantir uma maior diversidade, equidade e inclusão? E como o time de RH tem trabalhado para fortalecer a cultura empresarial?

Se você quer saber mais sobre como otimizar o trabalho do seu time de gestão de pessoas e torná-lo menos burocrático, leia também sobre RH Digital.

É hora de colocar a mão na massa e se planejar para fazer a diferença no próximo ano.

Compartilhe esse artigo!

Posts relacionados

Deixe um comentário