A receita do sucesso para a Apple não demitir seus colaboradores em meio a um período turbulento A receita do sucesso para a Apple não demitir seus colaboradores em meio a um período turbulento

A receita do sucesso para a Apple não demitir seus colaboradores em meio a um período turbulento

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Toda companhia passa por altos e baixos, isso é fato. Ainda mais depois da pandemia, muitas precisaram repensar os processos de trabalho e reestruturar as equipes, o que causou uma grande onda de demissões. Com a Apple, as coisas foram um pouco diferentes.

De acordo com a CNN Brasil, no mês de junho o número de demitidos por empresas de tecnologia já ultrapassava os 206 mil, só neste ano. Contudo, outras conseguiram lidar com a crise sem precisar fazer cortes no quadro de funcionários, como é o caso da empresa de Steve Jobs.

Em 2020, enquanto todos estavam se adaptando ao lockdown, os negócios no ramo tecnológico viram suas demandas aumentarem. Consequentemente, as oportunidades para profissionais dessa área aumentaram e o setor continuou se expandindo.

Já em 2022, o mercado que até então estava aquecido, desacelerou. Isso resultou no congelamento de inúmeras vagas e no início das demissões em massa. 

Um artigo publicado pela Forbes em janeiro de 2023 afirma que as maiores empresas de tecnologia do mundo demitiram, juntas, mais de 150.000 funcionários. Dentre elas, pode-se citar a Amazon, o Google, a Meta e a Microsoft.

Em contrapartida, a Apple não anunciou nenhum desligamento, mesmo com o cenário desfavorável, e existem algumas razões para isso:

1 – Crescimento sustentável

Mesmo elevando os seus resultados durante a pandemia, a companhia foi mais cautelosa nas contratações e no investimento em outras áreas.

Entre 2019 e 2022, o quadro de colaboradores na Apple aumentou 20%, enquanto as marcas citadas acima aumentaram mais de 50%. A Meta ampliou o seu time em 94%, enquanto a Amazon dobrou a força de trabalho.

2 – Produtos consolidados no mercado

As instabilidades geopolíticas trouxeram às empresas de tecnologia o desafio de lidar com a desaceleração das publicidades digitais, os obstáculos de fabricação e as vendas abaixo do esperado. 

A Apple, inclusive, apresentou ganhos abaixo do esperado nos últimos trimestres. Ainda assim, as vendas do seu produto mais famoso, o iPhone, avançaram 9,7% em relação ao ano anterior.

Isso significa que, embora o crescimento tenha sido menor em relação aos anos anteriores, a empresa não depende exclusivamente da publicidade para se manter em alta. Mesmo com os desafios, o seu “carro-chefe” manteve a consistência de vendas.

3 – Benefícios

O pacote de benefícios oferecido pela Apple aos seus colaboradores oferece desconto em compras, flexibilidade caso o funcionário precise de um tempo off e um plano médico que envolve toda a família e cobre, inclusive, tratamentos de fertilidade.

Por outro lado, a organização não oferece almoço gratuito no ambiente de trabalho e, a longo prazo, isso pode ter contribuído para que ela poupasse custos consideráveis.

O que podemos aprender com as estratégias utilizadas pela Apple?

Mesmo que a empresa tenha sido afetada pela instabilidade do mercado, ela foi a única que não anunciou nenhum layoff até o momento.

Por isso, existem lições muito importantes que podem ser aprendidas com a gestão da Apple. A seguir, listamos algumas delas:

Cultive lideranças consistentes 

Tim Cook, atual CEO da empresa, é um dos principais responsáveis pela atuação cautelosa que ela adotou. 

Ele é conhecido pelo mercado por ser mais pragmático com os riscos e por tomar decisões mais estratégicas a médio e longo prazo. Por isso, a Apple vem crescendo de forma menos acelerada que as demais empresas de tecnologia, mas com mais consistência, o que facilita a contornar os momentos de incerteza.

Invista em um modelo de negócios adaptável

A Apple não mantém o seu modelo de negócio enraizado em publicidades. Ela se concentra em vender os seus produtos de forma mais autônoma, sem depender tanto de outra grande indústria.

Ao mesmo tempo, sua logística colabora com a adaptabilidade. A fabricação das mercadorias é terceirizada e, por consequência, a marca não sente o impacto das mudanças de demanda com tanto imediatismo.

Opte pelo crescimento sustentável

Assim como dito anteriormente, durante a pandemia o salto de contratações nas principais empresas de tecnologia foi expressivo.

Enquanto grandes marcas aumentaram sua força de trabalho em mais de 50%, a Apple seguiu por outro caminho. Entre 2021 e 2022, ela contratou apenas 10 mil funcionários.

Agora, enquanto essas mesmas organizações fazem grandes cortes no quadro de colaboradores, a marca de Steve Jobs manteve sua equipe intacta. 

Caso eles precisem recorrer a demissões, em algum momento, com certeza será em menor escala em relação às demais empresas.

Sendo assim, em períodos de incerteza, corra riscos com mais cautela, analise o cenário no qual o mercado se encontra e priorize o crescimento sustentável a longo prazo.

Faça as perguntas certas

O verdadeiro líder ajuda seu time a desenvolver soluções viáveis para enfrentar momentos de turbulência.

Dirigir um negócio de maneira estratégica pede que o gestor entenda em quais pontos a organização pode melhorar, e isso significa manter um constante diálogo com os colaboradores e fazer boas perguntas sobre o andamento do negócio.

De maneira geral, uma empresa bem sucedida é aquela que consegue se adaptar às diferentes situações, tendo como foco diminuir a rotatividade e reter seus talentos.

Foque em consolidar seus produtos no mercado

Antes de investir em projetos mais ambiciosos e inovadores, a Apple continuou concentrando-se nos itens de sucesso do seu portfólio, porque eles foram as principais fontes de receita da marca durante a pandemia.

Isso significa que, antes de se comprometer com altos investimentos e projetos que demandam muito tempo dos colaboradores, é preciso garantir que os demais produtos ofertados continuem contribuindo com o lucro da organização de maneira consistente.

Mas não se esqueça…

Correr riscos faz parte da jornada de toda empresa, mas o que faz a diferença é como você lida com eles.

Organizações que buscam o crescimento contínuo precisam agir de forma cautelosa e estratégica, de modo que os momentos de instabilidade não prejudiquem os resultados em grande escala.

Depois do período difícil vivido pelo mundo nos últimos anos, esta é uma nova oportunidade de fazer diferente e colocar em prática as lições aprendidas com a gestão da Apple.

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