Estresse e Ansiedade no Trabalho Estresse e Ansiedade no Trabalho

Como Identificar Sinais de Estresse e Ansiedade no Trabalho

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Setembro já está chegando ao fim, mas as empresas não devem se preocupar com a saúde mental dos colaboradores somente nessa época do ano. Saber como identificar sinais de estresse e ansiedade no trabalho é fundamental para que ações que visem o bem-estar das equipes sejam constantemente implementadas.

Neste artigo, você entenderá o que colabora para os transtornos psicológicos dos profissionais no ambiente de trabalho, como identificá-los e o que fazer para promover maior qualidade de vida aos mesmos.

Vamos lá?

As principais causas de ansiedade e estresse no trabalho

São inúmeros os motivos que podem causar ansiedade e estresse em um profissional. Eles podem estar relacionados tanto à cultura da empresa, à competitividade no ambiente de trabalho, quanto a problemas pessoais.

De qualquer forma, identificar o que vem prejudicando o bem-estar das equipes é fundamental para que decisões assertivas sejam tomadas a respeito disso. Por isso, separamos as principais causas de estresse e ansiedade no trabalho para te apresentar:

  • Jornadas de trabalho excessivas, que podem gerar esgotamento mental e físico;
  • Competitividade intensa para bater as metas exorbitantes;
  • Medo do desemprego;
  • Relacionamento interpessoal ruim, que causa conflitos, fofocas e reflete diretamente na produtividade dos funcionários;
  • Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Falta de reconhecimento;
  • Baixos salários;
  • Orientações sem clareza;
  • Mensagens e e-mails fora do horário de trabalho.

Como identificar os sinais de ansiedade e estresse dos colaboradores?

Agora que você já sabe quais são as principais causas do abalo psicológico dos funcionários, é hora de entender como identificar os sinais que indicam que algo está errado.

Mantenha-se alerta se experimentar constante fadiga, dores no corpo ou na cabeça, sono em excesso ou insônia, perda de apetite, episódios de compulsão alimentar ou se adoecer frequentemente.

Além dos sintomas físicos, o profissional pode apresentar irritabilidade, dificuldade de se concentrar, falta de motivação, procrastinação e, até mesmo, isolamento social.

Em uma empresa, alguns fatores também são resultados da ansiedade e estresse no trabalho, como a alta taxa de turnover de funcionários, o crescimento do índice de absenteísmo, diminuição da produtividade e eficácia, declínio no rendimento, menor engajamento e comunicação tensa.

O que a empresa pode fazer para diminuir a ansiedade e o estresse do colaborador?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que é papel de uma organização zelar pela saúde física e mental de seus profissionais. Por isso, antes de mais nada, deve fornecer um ambiente de trabalho com condições adequadas e toda a estrutura necessária para que o colaborador consiga cumprir suas tarefas.

Além disso, mais 3 ações podem ser colocadas em prática para diminuir a ansiedade e o estresse dos funcionários. São elas:

1 – Incentivar metas alcançáveis

As metas de uma empresa são importantes para que os colaboradores saibam o caminho que precisam trilhar.

Contudo, é preciso que elas sejam alcançáveis, para evitar que os profissionais se sintam pressionados e se desgastem tentando alcançar objetivos impossíveis em prazos irreais.

2 – Estabeleça uma cultura de feedbacks

Uma empresa cuja cultura organizacional é fundamentada na comunicação e na troca de informações geralmente opera de forma eficaz, transformando críticas em oportunidades para o fortalecimento.

Consequentemente, a adoção de uma cultura de feedback se torna uma estratégia eficaz para reduzir a ocorrência de situações estressantes no ambiente de trabalho, uma vez que a empresa utiliza essas informações para aprimorar sua estrutura.

3 – Ofereça flexibilidade no trabalho

Um ambiente de trabalho que oferece flexibilidade reflete a disposição da empresa em compreender e apoiar as necessidades pessoais e profissionais de seus colaboradores. 

Organizações que abraçam essa flexibilidade podem contribuir para o bem-estar dos funcionários, que passam a concentrar sua atenção no cumprimento de suas demandas, sem se preocupar tanto com o local ou a forma como essas tarefas são realizadas.

A saúde mental dos colaboradores impacta no crescimento da empresa

A ansiedade e o estresse no trabalho não prejudica somente a atuação e o desenvolvimento do profissional, mas também o crescimento da empresa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos relacionados ao bem-estar geram uma perda de produtividade de aproximadamente 1 trilhão de dólares por ano para a economia mundial.

Além disso, no mundo, estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente, em decorrência de depressão e ansiedade. Esse dado está relacionado à ausência, baixo desempenho e ansiedade.

Por isso, investir em práticas que promovam a saúde física e mental às equipes faz-se cada vez mais necessário, para evitar que seus colaboradores se tornem vítimas desse mal.

Se a organização em que você trabalha não tem atuado em prol da qualidade de vida dos funcionários, é hora de mudar este cenário por aqueles que já fazem parte do time e por aqueles que virão a entrar no futuro.

Uma vez que a preocupação com as equipes faz parte da cultura organizacional da empresa, ela também se torna mais atrativa para os talentos do mercado e aumenta a retenção de bons profissionais.

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