5 métricas de RH para o fim de ano  5 métricas de RH para o fim de ano 

5 métricas de RH para o fim de ano 

4 minutos para ler

Fim de ano é o momento em que todos os times precisam avaliar o desempenho de sua área e a qualidade das entregas realizadas. Existem algumas métricas de RH que podem ajudar em uma avaliação holística e completa. 

Realizar esse balanço anualmente é muito importante, pois vai ajudar na construção do planejamento estratégico para o ano seguinte

Por isso, nós aqui do Salesjobs, escrevemos esse artigo para te mostrar as 5 métricas de RH que você deve ter em pauta para o período de fim de ano. 

Continue a leitura! 

SLA ou tempo de fechamento de vagas 

Conforme este artigo, o SLA dentro do R&S, o SLA é a forma de definir o tempo de fechamento de uma vaga, com contratação. 

Ele é essencial para entender a qualidade e assertividade dos processos seletivos realizados pela empresa. Além de também ser um índice de que algum ou todos os processos precisam ser otimizados ou reformulados. 

2. Métricas de RH: Headcount

O headcount, em inglês (contagem de cabeças), é a quantidade de funcionários que fazem parte do quadro da empresa. 

Você pode categorizar essa métrica de várias maneiras, como: setores da empresa, áreas fim, times etc. 

É necessário analisar essa métrica comparado-a com anos anteriores, para calcular o crescimento anual, mensal, trimestral ou semestral das áreas e times. 

Ademais, é possível ver também quais são os cargos que mais contratam e se está havendo algum desequilíbrio e disfunção em algum setor específico.

Ou seja, utilizando o headcount, você pode entender o progresso da quantidade de colaboradores da organização. 

3. Turnover

O Turnover, ou taxa de rotatividade, é o nome dado à métrica que mede a relação entre admissões e desligamentos de colaboradores em uma empresa. 

Manter os profissionais na empresa é uma prioridade localizada no topo da lista dos times de RH. Sendo assim, a área de Gestão de Talentos e T&D deve estar sempre atenta ao Turnover. 

Altas taxas de rotatividade podem indicar que a empresa está falhando em se manter atrativa e positiva para o colaborador. Mostrando que, talvez, seja necessário uma reformulação da cultura organizacional, planos de carreira, salários e benefícios. 

Fuga de talentos é um problema grave, principalmente em cargos extremamente técnicos, como tecnologia, marketing, dentre outros. 

Você pode saber mais sobre Turnover e como gerir essa métrica, aqui

4. Custo de contratação

O custo de contratação nada mais é do que o valor gasto para realizar o processo seletivo de cargos abertos em determinado período. Neste caso, no ano. 

Manter essa métrica atualizada é imprescindível, pois com ela é possível entender se os esforços do time de R&S, assim como suas estratégias, estão sendo eficientes

Caso você perceba que os custos estão muito altos em relação ao ROI do recrutamento. Talvez seja necessário realizar um outro tipo de abordagem nos processos seletivos que serão abertos no ano seguinte. 

Para saber mais sobre como otimizar o ROI no seu processo R&S, clique aqui

5. Métricas de RH: NPS

O NPS ou, Net Promoter Score, é uma métrica que mede o nível de lealdade e satisfação em empresas, produtos ou serviços. 

A depender da pontuação, neste caso, os profissionais podem ser classificados como promotores, neutros ou detratores da empresa. 

É uma metodologia muito simples de ser aplicada e poderosa para medir os esforços do time de RH em manter a empresa como um lugar positivo e bom para trabalhar. 

A pesquisa pode ser baseada em duas perguntas simples: 

  • De 0 a 10, o quanto você recomenda [nome da empresa] para um amigo?  
  • Por que você deu esta nota?

Para calcular o seu NPS, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade de detratores.

Quanto mais alto o seu NPS, maior a satisfação dos colaboradores com a empresa. 

Agora, você tem todas as métricas que precisa para avaliar o ano do time e traçar as metas e melhorias para o próximo ano. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais! 

Posts relacionados

Deixe um comentário